quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entidades de Classe

Conselho internacional de Enfermagem
                É uma federação constituída por mais de 133 associações nacionais de enfermeiros. Tem como missão representar os enfermeiros de todo o mundo e faze avançar a profissão, influenciar políticas de saúde e trabalhar para assegurar a qualidade dos cuidados para todos. O Brasil é representado pelo COFEN. A sede do CIE é em Genebra, na Suíça.

Federação Pan- Americana de profissionais de enfermagem (FEPPEN)
                Reúne os países 19 países da América Latina. O Brasil é representado pela ABEN e já foi presidente por duas vezes.

Entidades Nacionais
                Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

              Sem fins lucrativos, abrange os enfermeiros, técnicos e auxiliares. Foi a primeira associação brasileira, que representava os enfermeiros. Tem como finalidade, promover o desenvolvimento técnico científico, promove pesquisas e divulga as atividades de enfermagem. Foi representante do Brasil no CIE no período de 1929 a 1997.
Estrutura da ABEN:
Assembléia de enfermagem ( cada região)
Conselho Nacional da ABEn ( CONABEN) reunião doa delegados estaduais
Diretoria central
Conselho fiscal( fiscaliza a produção cientifica da enfermagem)



          Conselho Federal de Enfermagem ( COFEn)
          
           O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, eles formam o Sistema COFEN/CORENs. Estão subordinados ao Conselho Federal todos os 27 conselhos regionais localizados em cada estado brasileiro.
Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN existe para normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da classe e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional.
          Atualmente, o órgão é presidido pelo dr. Manoel Carlos Néri da Silva que, desde 23 de outubro de 2007, ao assumir o cargo, busca não apenas o crescimento do conselho, mas o reconhecimento e a valorização da profissão. A sede do COFEN está situada na SCLN Quadra 304, lote 09, bloco E, Asa Norte, em Brasília, Distrito Federal.
 FONTE: www.portalcofen.gov.br 



              Conselho Regional de Enfermagem ( COREn)
         O Conselho Regional de Enfermagem, COREN, é uma autarquia federal que fiscaliza e disciplina o exercício profissional da Enfermagem.
Apenas profissionais habilitados e regularizados perante os Conselhos Regionais de Enfermagem podem exercer as funções específicas da Enfermagem. Por isso o COREN presta atendimento aos profissionais que atuam neste estado, regularizando o exercício profissional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.
Ações fiscalizatórias e disciplinares são feitas nos estados, nas milhares de instituições de saúde, em suas mais diversas áreas de atuação, inclusive onde o ensino profissionalizante é administrado.
Temos como objetivo verificar se a prestação de serviços da Enfermagem atende aos requisitos dispostos na lei do exercício profissional e buscar continuamente uma assistência qualificada a toda a sociedade.












                       Filme sobre Ana Néri




Resumo Histórico: Guerra do Paraguai (1864-1870)


O Que foi

A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Causa principal:
- Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
Início e desenvolvimento do conflito:
- A guerra teve início em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.
- Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.
- No começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e logo em seguida o Rio Grande do Sul.
- Em 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai selam um acordo para enfrentar o Paraguai. Contam com a ajuda da Inglaterra.
- Em 11 de junho de 1865 ocorreu um dos principais enfrentamentos da guerra, a Batalha de Riachuelo. A vitória brasileira neste enfrentamento naval foi determinante para a derrota do Paraguai.
- Em abril de 1866 ocorreu a invasão do Paraguai.
- Em 1869, sob a liderança de Duque de Caxias, os militares brasileiros chegam a Assunção.
- A guerra terminou em 1870 com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Saldo e consequências da Guerra:
- Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas (civis e militares);
- Cerca de 20% da população paraguaia morreu na guerra;
- A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida;
- O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira.
- A Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.  

FONTE: www.historiadobrasil.net


                Neste contexto histórico, que Ana Néri viu seus três filhos partirem para a guerra, sem notícias deles, Ana, se ofereceu para cuidar dos homens feridos. Ao chegar na sede do hospital brasileiro, foi orientada sobre o espaço físico do local efoi informada que havia um isolamento onde deveriam ficar os feridos graves e com doenças infecto- contagiosas,  e foi proibida de ir até lá.
                Assim que iniciou seu trabalho, ficou bastante mobilizada com um garotinho chamado Taiti, que na tentativa de ajudar os soldados acabou machucando a perna. Ao examiná-lo, percebeu que ali havia uma grave infecção e que a alternativa correta seria a amputação do membro antes que a infecção se tornasse maior. Então, Ana, foi buscar ajuda com o médico responsável pelos soldados feridos, que se recusou a prestar os cuidados devidos ao garotinho. E Ana, resolveu fazer a amputação, contando com a ajuda de alguns soldados e outros voluntários que se dispuseram a trabalhar no hospital militar. Por ter sido a “comandante” do procedimento, Ana foi castigada e obrigada a lavar toda a roupa dos pacientes por uma semana, ela não hesitou, inclusive achou muito boa a idéia, pois os pacientes estavam realmente precisando de limpeza. Com a ajuda do seu parceiro e também voluntário, Ramos, Ana conseguiu organizar as enfermarias e criou cinco regras para higienizar o ambiente: todos os pacientes tinham que tomar banho e mudar de roupa, cortar os cabelos e fazer a barba, pôr cal na cabeça para evitar os piolhos e fazer faxina para matar os animais que ali se instalavam.
                Por ser uma mulher determinada, Ana, não se conformou em ser proibida de visitar o isolamento, então, disfarçando para se livrar dos vigilantes ela conseguiu chegar até lá. Observando o lugar percebeu que não era nada de isolamento e sim uma espécie de prisão, para homens paraguaios que estavam feridos, eles eram postos lá para “ terminar de morrer” inclusive tinha muitos que já estavam em estado de putrefação. Comovida com a situação dos que ainda estava vivos, ela libertou um general paraguaio que conseguiu sobreviver aos ferimentos.
                Ana com seu espírito de liderança e sua competência, aos poucos foi ganhando confiança, a ponto de ser solicitada para realizar auxiliar o médico na descoberta de diagnósticos, visto que o médico não tinha preparação suficiente para fazê-lo.  Durante a Guerra do Paraguai, Ana Néri, perdeu um dos seus filhos.
                Ocorreu um bombardeio no Hospital Militar e muitos que estavam lá foram mortos. Ana Néri sobreviveu porque foi salva pelo general paraguaio que havia libertado do isolamento.




Aula ministrada pela Professora Márcia Linhares, no dia 28-09-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário